Mauro Dellal

A traição

 

Justino entrou no restaurante com pressa. Estava atrasado e não gostava de estar. Vinha apressado, ansioso. Uma ansiedade ruim, pois há ansiedades boas, daquelas que deixam um friozinho na barriga, mostram-nos que estamos vivos. Mas aquela... Aquela não era dessas; ao contrário, fazem-nos querer esconder, sumir, morrer talvez.
Isabella já o esperava. Sentiu-se pior ainda. Ela não era de chegar na hora. Chegou. Não sabia se ficava feliz ou preocupado com o fato, pensou, enquanto enxugava o suor do rosto: gotas de correria e temor. Não se viam fazia mais de uma semana. Ele viajara a serviço. Não gostava de viajar.
Ela o recebeu com a alegria costumeira. Isabella sempre tinha um sorriso nos lábios. Era dessas pessoas que, não importam as vicissitudes, pareciam incólumes a elas. Justino tentou se acalmar no abraço quente e no perfume gostoso dela. Ele a amava e sentia que ela o amava também. Beijaram-se. Um beijo de saudade do tamanho dos dias de solidão. Era um amor arrebatador, um amor de deuses. Justino sentiu-se um pouco melhor. Trocando carícias com as mãos. Beijaram-se de novo. E mais, e mais.
Depois de saciada a saudade, Isabella perguntou:
- Como foi a viagem, querido?
- Boa! Respondeu ele quase sussurrando.
- Que bom! Divertiu-se?
- Você sabe, Bella! Não costumo me divertir quando estou a trabalho.
- Mas nem um pouquinho? –Insistiu ela –E aquela amiga sua que mora lá?
- Ah, sim... Encontrei-me com ela, sim.
- Saíram?
O coração de Justino começou a se inquietar. Seu corpo parecia traduzir isso: estava inquieto também, não conseguia achar posição confortável na cadeira. Isabella chegou mais perto, olhou-o nos olhos e repetiu:
-Saíram?
- Sim, sim –disse ele –meio irritado.
- Conta. Disse ela acariciando a mão dele, detendo-se na aliança que ela não possuía.
O olhar de Isabella era inquisidor. Ele sentiu que não poderia escapar dele. Na verdade, haviam saído duas vezes; ele, ela e uma amiga dela. No primeiro dia, apenas um encontro formal. O que ele não esperava era o interesse da amiga no segundo encontro. Estavam em uma festa promovida pela empresa dele. Havia um quê de elegância e promiscuidade no ar. Era um local aberto, grande, com enormes áreas isoladas, tudo regado a boas bebidas; bebidas caras e comidas finas. Não se poupou nada.
Bella aconchegou-se em seu colo como uma gata a espera do carinho do dono. Ele começou a contar o que havia acontecido. Ela levantou-se e o encarou. Estava séria, mas com um olhar ansioso. Sua mudez aumentou ainda mais o clima desconcertante. Como falar, pensou ele. Como lhe dizer.
- Continue! –Disse ela.
A música do restaurante não ajudava. Era romântica; uma das que eles dois tinham como símbolo do amor deles. Justino tentou desconversar chamando a atenção de Bella para a canção.
- Nossa canção, amor!
- Unhum! Conta!
Justino então tomou coragem. Ajeitou-se o mais confortável possível. Ficou um pouco longe dela, talvez por uma questão de defesa e falou de um fôlego só, como se temesse não conseguir. Disse sobre o encontro com a amiga e com a conhecida dela, sobre o primeiro dia muito agradável; sobre como falaram das coisas antigas; sobre a vida atual dos dois... De repente ele parou. Bella ficou imóvel, esperando o desfecho, pois ele não dera nenhuma entonação que definisse a história.
- Há mais, meu bem!
- Conta!
- A amiga dela...
- Sim...
- Não sei por que –disse ele rindo –não sei por que ela cismou comigo.
- Cismou? Como?
- Você sabe... Cismou!
- Não, não sei!
- Ela... Sei lá... Gostou de mim!
Bella levantou o tronco. Seus olhos brilharam, abriu um pouco a boca e exclamou com um sorriso estranho.
- Vocês dormiram juntos!
- Não, amor. Ela tentou me beijar na festa. Foi até imprudente. Estava alta com a bebida. Recusei. Ela ficou sem graça e no dia seguinte, antes de eu viajar, até telefonou para mim se desculpando pelo arrojo. Nada aconteceu. Mas sei que não é bom ouvir algo assim.
Bella recuou os ombros, abaixou a cabeça por uns instantes, mas logo recobrou sua alegria espontânea. Abraçou Justino com ardor. Suas cabeças se cruzaram. Ele olhava aliviado para algum lugar; ela, preocupada, olhava para dentro de si. Lá, um outro homem, sem nome, sem peso a contrabalançar.
 
 

All rights belong to its author. It was published on e-Stories.org by demand of Mauro Dellal.
Published on e-Stories.org on 28.08.2011.

 
 

Comments of our readers (0)


Your opinion:

Our authors and e-Stories.org would like to hear your opinion! But you should comment the Poem/Story and not insult our authors personally!

Please choose

Artigo anterior Próximo artigo

Mais nesta categoria "Contos" (Short Stories em português)

Other works from Mauro Dellal

Gostou deste artigo? Então dê uma olhadela ao seguinte:

O beijo esperado - Mauro Dellal (Vida)
Heaven and Hell - Rainer Tiemann (Humor)