Flavio Cruz

Os bebês da talidomita

Os bebês da talidomita

 

O caso do medicamento “talidomita” foi um dos mais tristes e, certamente, o mais catastrófico da história farmacêutica mundial. Foi lançado pela Alemanha em 1950. Entre outras finalidades, uma era combater o enjoo matinal de mulheres grávidas. Naquela época, ainda não se faziam testes exaustivos como hoje, antes de se aprovar um remédio. Ele tinha sido testado em ratos e tudo estava bem. O remédio foi homologado e usado em 46 países, inclusive o Brasil. Alguns anos mais tarde começaram a aparecer as primeiras consequências: bebês com deformações graves. Mais de 10.000 casos de defeitos congênitos foram relacionados com o uso da talidomita em 1962.

Frances Oldham Kelsey, canadense de nascimento, mas trabalhando na FDA ( Food and Drug Administration-USA), recusou-se a aprovar, na época, a liberação do medicamento, achando que mais testes deveriam ser feitos. Tomou uma atitude diferente de todo o mundo. Evitou milhares e milhares de tragédias nos Estados Unidos, apenas fazendo com propriedade o que tinha de fazer. Pessoa de respeito e de valor. Poucas pessoas conhecem heroínas desse tipo. Foi condecorada por John F Kennedy em 1962. Seria excelente se tivéssemos pessoas como ela em todos os países.

O Brasil foi bastante afetado pela droga e demorou um pouco para proibir o remédio. Nós tivemos uma pessoa como ela em tempos passados: o nosso querido Osvaldo Cruz. São pessoas de visão. Pena que eles não possam estar em todo lugar, em todas as épocas.

All rights belong to its author. It was published on e-Stories.org by demand of Flavio Cruz.
Published on e-Stories.org on 23.04.2020.

 
 

Comments of our readers (0)


Your opinion:

Our authors and e-Stories.org would like to hear your opinion! But you should comment the Poem/Story and not insult our authors personally!

Please choose

Artigo anterior Próximo artigo

Mais nesta categoria "Geral" (Short Stories em português)

Other works from Flavio Cruz

Gostou deste artigo? Então dê uma olhadela ao seguinte:

Um show para poucos: Moraes Moreira - Flavio Cruz (Geral)
Pushing It - William Vaudrain (Geral)
Amour fourbe - Linda Lucia Ngatchou (Geral)